América e Caxias de Joinville estavam passando por uma grave crise financeira e técnica. Os bons resultados não vinham desde 1971 quando o América foi campeão estadual e o Caxias terceiro colocado.
A cidade de Joinville não já não comportava dois clubes profissionais, a fusão entre os clubes se via necessária. Dirigentes de ambos os clubes então se reuniram com o apoio da imprensa e de parte de seus torcedores.
Então no dia 29 de janeiro de 1976, no Bar Palmeira, que ficava em frente a Rua das Palmeiras, no Centro de Joinville, ficou decidida a junção dos departamentos de futebol dos dois clubes, e assim nasceu o Joinville Esporte Clube, nas cores preto, branco e vermelho.
O novo clube já nasceu campeão, no mesmo ano de fundação o clube disputa o Campeonato Catarinense e conquista seu primeiro título sobre o Juventus de Rio do Sul.
América e Caxias não deixaram de existir. O Estádio Olímpico do América foi utilizado pelo JEC no primeiro estadual, enquanto o Ernestão, do Caxias, estava em reforma. Após esse prazo o América se manteve como clube social, aumentando o seu patrimônio, para em 1985 retornar como clube amador. O Caxias cedeu a administração do seu estádio ao Joinville por 25 anos, mas mantinha sua sede no estádio. Retorna ao futebol amador em 1996 e ao futebol profissional em 2001.
Fonte: JEC 40 Histórias Gloriosas/ Caxienses Fanáticos/ Site oficial do América/ ClicRBS/ A Notícia/ RSSSF Brasil/ Futebol Nacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário