domingo, 2 de dezembro de 2018

O primeiro gol de goleiro do Brasil

Ubirajara Alcântara com a camisa nº1 do Flamengo
No dia 19 de setembro de 1970 o Flamengo venceu o Madureira por 2 a 0, com um gol de Zanata, de pênalti, e outro do goleiro Ubirajara Alcântara, num chutão de dentro de sua área que o vento levou até dentro da outra meta. Essa partida foi pela última rodada do estadual no Estádio Luso Brasileiro da Portuguesa.

O primeiro gol de goleiro no Brasil foi marcado aos 26 minutos da segunda etapa. O goleiro Ubirajara recebeu uma bola atrasada por Onça. De imediato ele pôs a bola em jogo, Nei (Flamengo) e Silva (Madureira) tentaram disputar a bola, mas os fortes ventos a levou mais adiante onde deu um quique dentro da área e encobriu o goleiro Paulo Roberto (Madureira).
Figurinha Records Guinness de 1994 com o feito de Ubirajara.
Ubirajara Alcântara entrou para o Guinness, o livro dos recordes, por ser o primeiro goleiro a fazer um gol no Brasil. Na época os campos mediam 120 metros de comprimento, o que o colocaria também como recordista de distância, mas este feito ainda não foi reconhecido pelo Guinness Book.

Além do Flamengo, Ubirajara também jogou pelo Olaria, América-RJ, Avaí-SC, Botafogo-RJ e Cruzeiro.

Fonte: Jornal dos Sports/ GloboEsporte/ Álbum de Figurinhas Ping Pong - Record Guinness/ Blog do Fernando Machado

Um comentário:

  1. O primeiro gol de goleiro do Brasil foi de Walterman, do Fluminense, se não me falha a memória em 1908. Estou no celular, longe de meus alfarrábios.

    ResponderExcluir