quinta-feira, 29 de novembro de 2018

A ascensão do Clube Astréa PB

O Clube Astréa é atualmente um clube social localizado em João Pessoa, na Paraíba. O clube foi fundado em 30 de maio de 1886, seu nome é uma homenagem a um asteroide descoberto em 1845 e por sua vez a Astreia, a deusa grega da justiça.

Em 1941 o Botafogo foi punido pela LDP por não comparecer ao jogo contra o Auto Esporte, com isso o clube se desfiliou da Liga. Sem ter onde jogar o Botafogo sede seus jogadores ao Clube Astréa que acabou sendo campeão estadual nos dois anos seguintes - 1942 e 1943. Essa ascensão do Astréa também se deve a representatividade do usineiro Renato Ribeiro Coutinho que deu uma nova força política e financeira ao clube.

Com o retorno do Botafogo a Liga, em 1944, e o retorno dos seus respectivos jogadores, o Astréa deixa de participar do Campeonato Paraibano, competição essa que jamais voltou a disputar.

Fonte: O Jornal (PB)/ Quem Manda no Futebol da Paraíba? Elites Políticas e Estado Novo (1941-1947)/ Mundo Curioso/ Wikipédia

Um comentário:

  1. POIS É: FIQUEI IIIIINDIGNADA QUE NÃO TOMBARA O CLUBE DA MINHA JUVENTUDE COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO!!! FOI NELE QUE JUNTO COM TODA MINHA FAMÍLIA BRINQUEI MEU PRIMEIRO CARNAVAL E ARRUMEI MEU PRIMEIRO NAMORADO ! EU SO TINHA 15 ANOS! EAGIRA DEPOIS DE 30 ANOS VOLTO E NÃO ENCONTRO O CLUBE EM QUE AS FAMÍLIAS SE DUVERTIAM DECENTEMENTE,! PORQUE NAO O REFORMARAM E TOMBARAM COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E O MESMO DIGO DO POETA E DENTISTA OSÓRIO PAES CUJA VIUVA DELE ME CRIOU E CUJA CASA EM QUE MORARAM DESATIVARAM COMO O MUSEU DELE?? MUITÍSSIMO INDIGNADA!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir