sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Campeonato Brasileiro de 2000: Vasco Campeão

Em pé: Helton, Nasa, Jorginho, Jorginho Paulista, Fábio, Henrique, Odvan, Mauro Galvão e Júnior Baiano. Agachados: Juninho Paulista, Romário, Euller, Clébson, Viola, Paulo Miranda, Pedrinho, Juninho Pernambucano e Felipe.
A final do Campeonato Brasileiro de 2000 (Copa João Havelange), quase se transformou em tragédia. A partida entre Vasco e São Caetano, no Estádio de São Januário, seguia até os 23 minutos do primeiro tempo, quando, após uma confusão nas arquibancadas, o alambrado cedeu, o que acabou ferindo cerca de 100 pessoas.

Minutos se passaram, pessoas já haviam sido atendidas, policiais cercavam a área em que o alambrado fora derrubado, e o então vice presidente do Vasco, Eurico Miranda, e o presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio, Eduardo Viana, queriam que fosse dado prosseguimento ao jogo. Mas o governador do Rio, Anthony Garotinho, solicitou ao árbitro Oscar Roberto Godoi que encerrasse a partida por medida de segurança.

Minutos depois de cancelada a partida pelo árbitro, jogadores do Vasco, por ordem da diretoria, foram a campo, pegaram a taça de campeão e deram a volta olímpica.

No dia 4 de janeiro de 2001, o estádio de São Januário é interditado, por determinação do Juiz Moisés Cohen, da 11ª Vara Cível do Rio. Com a medida, as arquibancadas ficaram impedidas de abrigar qualquer evento público.

Em reunião realizada em Porto Alegre, no dia 8 de janeiro de 2001, o Comitê Executivo do Clube dos 13 decidiu pela realização de uma nova partida entre Vasco e São Caetano, dessa vez no Maracanã, às 16 horas do dia 18 de janeiro.

Nos dias que antecederam a partida final, muito foi dito, inclusive Eurico Miranda, agora presidente do Vasco, alegou que o jogo foi encerrado por pressão da Globo, pois a emissora tinha que entregar a novela na sequencia da partida, além de acusar a emissora de ter ocultado informações sobre a queda de parte do alambrado. 

No dia do jogo o dirigente decidiu ironizar a Rede Globo. E o Vasco da Gama entrou em campo com a logomarca da concorrente SBT estampada no uniforme. A assessoria de imprensa do SBT assegurou que não havia sido informada sobre o uso de sua marca no jogo. Sílvio Santos estava nos Estados Unidos, onde mora, quando soube o que tinha acontecido, deu sua risada característica e disse: "Guarda essa fita que eu quero ver quando chegar."
Com a marca do SBT estampada no uniforme Romário é erguido e saúda a torcida.
O jogo começou com um forte calor na cidade do Rio de Janeiro, além do gramado irregular do Maracanã em que montes de areias foram tingidos de verde para tampar buracos e esconder a falta de grama em várias partes do campo. Juninho Pernambucano fez o primeiro gol do Vasco aos 29 minutos do primeiro tempo, Adãozinho descontou para o São Caetano aos 36 minutos, e Jorginho Paulista desempatou aos 39 minutos do primeiro tempo. Romário fechou o placar, com um belo gol, aos 7 minutos do segundo tempo. Os astros do São Caetano se apagaram e o título acabou nas mãos dos vascaínos que comemoraram o Tetra Campeonato Brasileiro.
O Vasco da Gama nada sofreu pela queda do alambrado e nem pelo uso indevido da logo do SBT. A ideia acabou sendo aprovada pela emissora do Silvio Santos que começou a veicular a frase no ano de 2001: "SBT o Canal Campeão"

Fonte: O Fluminense/ Folha de S.Paulo/ Tribuna da Imprensa/ Revista Placar/ Terra Esportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário