quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

A fundação da Societá Sportiva Palestra Italia, atual Cruzeiro MG

Apenas a colônia italiana não tinha seu próprio time de futebol. Os jogadores italianos estavam espalhados pelo América, Ipanema, Atlético, Sete de Setembro e a maioria no Yale. Em dezembro de 1920, o Yale (na época uma das principais equipes de Belo Horizonte) enfrentou uma grave crise em sua equipe de futebol. Com a crise, os jogadores italianos da equipe tiveram a ideia de formar um clube só da colônia. Em uma fábrica de sapatos na Rua dos Caetés, jogadores de origem italiana e membros da Societá Italiana Dante Alighieri se reúnem e aprovam a fundação do novo clube.

No dia 2 de janeiro de 1921, nos salões da Dante Alighieri, é estabelecido o estatuto e escolhido o nome, Societá Sportiva Palestra Italia. Naturalmente, as cores escolhidas são as da bandeira italiana: verde, branco e vermelho. Fica definido que somente vão ser aceitos na associação, como sócios ou jogadores, italianos natos ou descendentes diretos destes. A apresentação oficial da nova equipe é contra o Atlético e com vitória por 2 a 0. Ainda no mesmo ano, o Palestra Itália disputa três partidas amistosas contra o Morro Velho Athletic Club, formado por ingleses residentes em Nova Lima (MG). Ganha uma e perde as outras duas. Os primeiros treinos são realizados no campo do Atlético.

Devido a Segunda Guerra Mundial, e ao decreto do presidente Getúlio Vargas, banido nomes referentes a países do eixo, a Societá Sportiva Palestra Italia muda de nome para Sociedade Esportiva Palestra Mineiro em 30 de janeiro de 1942. Meses depois, com a necessidade em transformar o clube numa entidade totalmente brasileira, foi concretizada, em 2 de outubro de 1942 a mudança de nome para Ypiranga Sport Club por sugestão do presidente Ennes Ciro Poni. A imprensa acabou utilizando este nome durante a semana, o único jogo sob esse nome foi na derrota  de 2 a 1 para o Atlético. Enfim, em 7 de outubro de 1942, decidiu-se então pelo nome definitivo: Cruzeiro Esporte Clube. A estreia com o nome novo deu-se em 14 de fevereiro de 1943, em um amistoso contra o São Cristóvão-RJ, no Estádio do Barro Preto, sendo derrotados por 5 a 3.

Fonte: Almanaque do Futebol Brasileiro 96-97/ Almanaque do Cruzeiro/ RSSSF Brasil/ Futebol Nacional/ Site oficial do clube

Um comentário: