sábado, 24 de novembro de 2018

Fundação da Associação Desportiva Colegial

A Associação Desportiva Colegial foi um clube de futebol de salão da cidade de Florianópolis, do estado de Santa Catarina. Foi fundado em 25 de março de 1944. Comanda seus jogos no Ginásio Rozendo Lima Vasconcelos. Em 2008 usa na Liga Brasileira de Futsal o nome de Colegial/Umbro, em parceria com a marca esportiva Umbro. A equipe já foi duas vezes campeã catarinense de futsal: em 1980 e 2007.
Ainda foi um time de futebol, que disputou torneios importantes dentro do estado de Santa Catarina.
Em 1944, após a extinção dos clubes Externato Futebol Clube e Internato Futebol Clube, surgiu o time de futebol do Colegial. Foi campeão da segunda divisão florianopolitana em 1946 e também disputou a primeira divisão do Citadino que dava vaga para o estadual.

Cronologia
1930 - O Gymnásio Catharinense, (atual Colégio Catarinense) tinha duas equipes: Internato e Externato que foram extintos. Assim o Padre José Nunes, juntamente com colaboradores, sentiu a necessidade de criar uma associação para representar o Colégio nas competições da cidade.
1944 – Com o apoio recebido da Direção do Gymnásio Catharinense, o objetivo foi alcançado no dia 25 de março, fundado então a Associação Desportiva Colegial.
1946 - Com a justificativa de não obter um time competitivo, o clube desiste de participar da Primeira Divisão de Florianópolis para disputar somente a Segunda Divisão, no qual tornou-se campeão.
1947 - Abandona as modalidades de Futebol de campo passando a disputar apenas futebol de salão e basquete.
1985 - A AD Colegial, além do futebol de campo, passou a competir nos campeonatos regionais na categoria juvenil e adulto no futebol de salão.
1986 - Participou da I Olimpíada de Florianópolis, promovida pela Comissão Municipal de Esportes de Florianópolis.
1987 - Passa a competir com handebol, vôlei feminino e ginástica rítmica desportiva
1993 - Campeão Sul-Americano de Handebol Juvenil
1997 - Foi campeão Estadual de Futsal Juvenil
1998 - Torna-se Campeão Mirim de Futsal
1999 - Campeão Estadual da Primeira Divisão de Futsal Adulto.
2000 - É campeão Estadual de Handebol Mirim
2001 – A equipe da AD Colegial representou Santa Catarina na I Olimpíada Esperança, realizada em Poços de Caldas, Minas Gerais.
2004 - Conquista o título da modalidade de futebol de salão nos 44º Jogos Abertos de Santa Catarina.
2005 - Comemorado 100 anos do Colégio Catarinense, a escola de Samba Protegidos da Princesa de Florianópolis homenageia também a Associação Desportiva Colegial.
2008 - O Colegial e a Umbro assinaram no dia 15 de dezembro, no Colégio Catarinense, uma parceria para o fornecimento de material esportivo e para a participação da equipe de Florianópolis na Liga Futsal nas duas próximas temporadas. O Figueirense, que também tem acordo com a Umbro, é outro envolvido no projeto. Foi o clube que intermediou a aproximação entre Umbro e Colegial.
Fonte: Jornal O Colegial/ Wikipédia/ Acervo pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário