domingo, 15 de março de 2020

Anhatomirim Foot Ball Club: O terror na ilha do Diabo

Fora de casa o Anhatomirim era mansinho. Quando estava em seus domínios, porém, o couro comia. O tima jogava na ilha homônima, onde os portugueses construíram uma fortaleza para proteger a Ilha de Santa Catarina (a parte insular de Florianópolis).
Fazendo jus ao nome – “pequena ilha do diabo”, em tupi -, a equipe local tocava o terror. Os adversários eram avisados que, se ganhassem, suas embarcações seriam colocadas à deriva, impedindo seu retorno. Entre voltar a nado ou pernoitar lá, arriscando a topar com algum fantasma das lendas da área, os visitantes acabavam amolecendo nos confrontos. Não à toa, bastou que policiais começassem a acompanhar as delegações e que o juiz fosse um militar que a fase boa do Anhatomirim Foot-ball Club terminasse.

O clube foi refundado em 30 de julho de 1923, com mais seriedade, o clube participou do Campeonato Catarinense de 1925, sua única participação no estadual.

Ilha de Anhatomirim no Google Maps
DADOS DO CLUBE
Nome: Anhatomirim Foot-ball Club
Fundação: 30 de julho de 1923
Endereço: Rua Deodoro, 20, Florianópolis (SC)

Nome: Sport Club Recreativo Anhatomirim
Fundação: 3 de abril de 1919
Endereço: Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, Ilha de Anhatomirim, Florianópolis (SC)
Cores: Vermelho e Branco
Fica como curiosidade o escudo, que ainda é desconhecido
Fonte: Almanaque do Futebol Catarinense/ 100 Anos de História do Futebol Catarinense/ Pinterest/ Google Maps/ Jornal República/ O Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário