quarta-feira, 20 de março de 2019

Todos os Operários de Mafra SC - parte 2: Sociedade Esportiva e Recreativa dos Operários Mafrenses

Escudo da Sociedade Esportiva e Recreativa dos Operários Mafrenses na década de 90
A Sociedade Esportiva e Recreativa dos Operários Mafrenses foi fundada em 12 de setembro de 1897 com o nome de Club Zeppelin, na região que fazia parte da cidade de Rio Negro (PR), antes da mudança dos limites entre os dois estados, Paraná e Santa Catarina. A partir de 1894, a questão dos limites do estado do Paraná  e de Santa Catarina esteve em contestação. Esse caso foi resolvido em 1917 quando foi restaurado o território do agora município de Mafra ao estado de Santa Catarina. 

O nome do clube foi uma homenagem ao Conde alemão Ferdinand Von Zeppelin (1838-1917), que foi pioneiro no desenvolvimento de dirigíveis rígidos no início do século XX. 

Durante a Segunda Guerra Mundial, em 1942, o governo Getúlio Vargas instituiu decreto que proibia a qualquer entidade o uso de nomes relacionados aos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão), sendo assim, o clube passou a se chamar Sociedade Protetora dos Operários Mafrenses, sendo uma associação sindical com práticas esportivas.

Em 1991, administrada pelo agora Clube Zeppelin (não se tem registros de quando o clube voltou a adotar o antigo nome), o clube chega ao profissionalismo disputando a Segundona Catarinense, agora com o nome de Sociedade Esportiva e Recreativa dos Operários Mafrenses, onde ficou até 1993.
Escudo da Sociedade Esportiva e Recreativa dos Operários Mafrenses entre 2003 e 2005, o clube manteve a sigla CAO por influência do antigo CA Operário.
Retornou na Segunda Divisão em 2003 sendo eliminado pelo União Timbó nas Quartas de finais. Disputou a Terceira Divisão em 2004, sendo também eliminado nas quartas pelo Fraiburgo. Em 2005 chegou as semifinais, sendo eliminado pelo Próspera, ficando assim em 4º lugar. Retorna somente em 2009 quando chegou ao quadrangular semifinal, ficando em 3º lugar em sua última participação.
Escudo da Sociedade Esportiva e Recreativa dos Operários Mafrenses em 2009
Atualmente o clube, que ainda existe, é a razão social do Clube Zeppelin onde possui sua sede social no Centro de Mafra com ginásio de esportes e um centro comercial.

Ficha do clube
Nome: Sociedade Esportiva e Recreativa dos Operários Mafrenses
Fundação: 12 de setembro de 1897
Endereço: Rua Felipe Schmidt, 1000, Centro, Mafra (SC), CEP 89300-000
CNPJ: 85.134.419/0001-99

Fonte: O Estado/ Acervo Miguel Luiz/ Click Riomafra/ Gazeta de Riomafra/ Cidade 1380 AM/ Globo Esporte SC/ Hora de Santa Catarina/ Portal São Francisco/ Revista Placar/ CNPJ Brasil/ RSSSF Brasil/ Futebol Nacional/ Palmeiras.com.br

Um comentário: