sábado, 19 de janeiro de 2019

Pelé vai para o gol em partida pela Taça Brasil

Pela semifinais da Taça Brasil (Campeonato Brasileiro) de 1963, entravam em campo Santos e Grêmio, no dia 19 de janeiro de 1964, no estádio do Pacaembu. Ambos precisavam da vitória, o Santos para definir o embate e o Grêmio para forçar a terceira partida. O primeiro jogo foi 3 a 1 para o Santos no Estádio Olímpico.

Em falta cobrada na entrada da meia lua, Pepe, do Santos, abre o placar aos 6 minutos do primeiro tempo, num forte chute que atingiu o ângulo da meta do goleiro Alberto do Grêmio. Três minutos depois, Paulo Lumumba, do Grêmio, empata a partida em um chute cruzado pela zona direita de ataque. Em confusão na área, após um bate-rebate Marino faz 2 a 1 para o Grêmio aos 14 minutos da primeira etapa. Em nova confusão da defesa santista, o tricolor amplia, novamente com Paulo Lumumba, aos 15 minutos. Pelé diminui, de pênalti, após choque de Valério com Pepe, aos 30 do primeiro tempo.

No segundo tempo o jogo permaneceu equilibrado, ambos tinham chances de ampliar o placar que apontava 3 a 2 para o Grêmio. Enquanto o tricolor desperdiçava chances, Pelé, de cabeça, empatava a partida aos 13 minutos. A virada, novamente de pênalti, ocorreu após Airton do Grêmio derrubar Pelé na grande área. Pelé cobrou e assinalou os 4 a 3 para o Santos aos 30 minutos da etapa final.
A partida virou uma batalha nos minutos finais, com jogadas duras de ambos os lados e muitas críticas sobre o arbitro Teodoro Nitti, que não conteve as jogadas violentas. Tanto que aos 41 minutos da etapa final, o goleiro Gilmar, do Santos, acabou sendo expulso por ofensas ao árbitro. Sobrou para Pelé a missão de defender a meta santista.

Pelé vestiu uma camisa preta, de mangas longas, fez grandes defesas e não tomou gol, encerrando assim a grande virada histórica santista por 4 a 3.

Fonte: Acervo Santista/ Blog do Ramon Paixão/ Globo Esporte RS/ Fifa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário