segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Palestra Italia Foot Ball Club PR

No dia 7 de janeiro de 1921, surgia na cidade de Curitiba, o Palestra Italia Foot Ball Club. Criado por Ângelo Gorla e pelos desportistas Benedito Giampaolli e Afonso Prisco, a equipe era a representante da colonia italiana.

Em seus primeiros anos, o clube utilizava o uniforme da cor azul, que era uma homenagem aos Savóias, família real que protagonizou a unificação da Itália no século 19 e azul era a cor oficial da realeza italiana.

O clube foi Campeão Paranaense por três vezes: 1924, 1926 e 1932.

Em 1º de fevereiro de 1942 passou a denominar-se Paranaense Futebol Clube, conforme ao decreto de Getúlio Vargas, pois os italianos eram inimigos do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Em 22 de janeiro de 1943, passou a ser chamado Clube Atlético Comercial. Em 28 de julho de 1947, mudou novamente de nome para Sociedade Esportiva Palmeiras, e finalmente, com o fim da Segunda Guerra Mundial, em 07 de março de 1950 é decidido em Assembleia Geral, a volta do nome Palestra Itália.

No dia 29 de junho de 1971, foi decidida a fusão entre Palestra Itália, Britânia e Ferroviário, surgindo assim o Colorado Esporte Clube. A cerimônia de assinatura do compromisso foi realizada no dia 1º de julho de 1971 na sede da Federação Paranaense de Futebol.

Fonte: Futebol do Paraná - 100 anos de História/ Superinteressante/ A construção Histórico-Sociológica de ideologias e classes no futebol de Curitiba/ Diário da Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário