terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Campeonato Catarinense de 1932: Figueirense Campeão

Figueirense Football Club, Campeão Catharinense de 1932
Figueirense e Brasil de Blumenau fizeram a decisão do Campeonato Catarinense de 1932. Participou também da fase final do estadual o Brasil de Tijucas, campeão da Região do Vale do Rio Tijucas.

O Brasil chegou como campeão da Região Norte e Vale, competição onde ainda haviam: Caxias (Joinville), Bom Retiro (Blumenau), Pery (Mafra) e Brusquense (Brusque). A final regional foi contra o Bom Retiro, no campo da Sociedade Ginástica, com vitória do Brasil por 4 a 1.

O Figueirense veio por conta do título Citadino de Florianópolis, depois de um jogo desempate contra o Avaí, vencendo por 2 a 0, no Campo da Liga FCD (posteriormente chamado de Estádio Adolfo Konder).

Citadino de Florianópolis - Final
20/11/1932
Avahy 0x2 Figueirense
Zona Norte - Final
11/12/1932
Brasil (Blumenau) 4x1 Bom Retiro (Blumenau)
Região de Tijucas - Final
??/??/1932
Brasil (Tijucas) ?x? ??????

Fase Final
11/12/1932
Brasil (Tijucas) 1x4 Figueirense
18/12/1932
Brasil (Blumenau) 6x3 Brasil (Tijucas)
08/01/1933
Figueirense (1)0x1(1) Brasil (Blumenau) [Cancelado]

O Brasil entrou em campo, na decisão do estadual, com o jogador José Soares, que veio do Caxias de Joinville, que por sua vez era do Palestra Itália de Curitiba. O Brasil, entretanto, não havia conseguido o passe do jogador. 

No início de janeiro de 1933, um dos diretores do Caxias recebeu uma ligação do presidente do Brasil de Blumenau solicitando o passe do jogador José, para a disputa da final do campeonato estadual. O diretor do Caxias respondeu ao presidente do Brasil que não era possível ceder o passe, sem antes que José acertasse as contas com o time alvinegro. Mesmo assim José Amorim apresentou-se ao Brasil para a disputa da decisão do Catarinense. De todos os lados veio reclamações a Federação Catharinense de Desportos sobre esse fato.

A dívida do jogador é referente a vinda dele do Palestra Itália para o Caxias. O jogador transferiu-se para Joinville sem o devido conhecimento do clube curitibano. Para seguir com a transferência para o Brasil de Blumenau o Caxias teria que findar as dívidas referente ao passe do jogador.

Dias após a decisão, do dia 8 de janeiro, a Federação Catharinense de Desportos cassa o título do Brasil. Remarca nova partida para o dia 22 de janeiro e permite que o jogador José atue caso conseguisse o seu passe junto a diretoria do clube de Joinville.

Os dirigentes do Brasil se empenharam para conseguir liquidar a dívida do jogador, assim, assinaram notas promissórias no valor de 1500 Contos de Réis (1:500$000) que representava a dívida do jogador ao Caxias e deste para o Palestra Itália (PR).
Fonte: O Estado/ República/ A Notícia/ O Dia/ Correio do Paraná/ Blog Adalberto Day/ Almanaque do Futebol Catarinense/ Figueirense.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário