terça-feira, 1 de janeiro de 2019

A fundação do Sport Club Bahia BA

No ano de 1930 o Club Bahiano de Tennis (campeão baiano de 1927) e a Associação Athletica da Bahia (campeão baiano de 1924) encerram seus departamentos de futebol. Com isso vários jogadores ficaram sem poder praticar o futebol.

Os ex-jogadores do Bahiano de Tênis (Carlos Koch, Eugênio Walter [o Guarany] Fernando Tude e Júlio Almeida) e do Atlética da Bahia (Waldemar de Azevedo) juntaram-se no Cabaret do Jockey, no dia 8 de dezembro de 1930, para discutir a formação de um novo clube de futebol.

Em nova reunião, no dia 12 de dezembro de 1930, cerca de setenta pessoas, na maioria ex-jogadores da Atlética da Bahia e do Bahiano de Tênis, se reuniram demonstrando interesse na criação do novo clube. Nessa reunião foram definidas as cores do novo clube: camisa branca com uma faixa vermelha na cintura e calção azul.

No dia 1° de janeiro de 1931, na Rua Carlos Gomes, número 57, em Salvador, é fundado o Sport Club Bahia.

Em 20 de fevereiro o clube filia-se na Liga Bahiana de Desportos Terrestres.

No dia 1º de março de 1931 realiza-se o primeiro jogo, válido pelo Torneio Início, vitória por 2 a 0 sobre o Ypiranga com gols de Bayma e Guarany. Esse torneio foi o primeiro conquistado pelo clube, vitória por 3 a 0 sobre o Royal na final, dois gols de Guarany e um de Pega-Pinto.

Em seu ano de estreia no estadual, no dia 27 de setembro de 1931, o Sport Club Bahia conquista o seu primeiro Campeonato Baiano de Futebol, isso com três rodadas de antecedência, na vitória sobre o Botafogo SC por 2 a 1. A conquista foi confirmada de forma invicta na sua última partida, no dia 15 de novembro, no empate em 2 a 2 sobre o Fluminense de Salvador.

Fonte: Correio da Manhã (RJ)/ Diário de Pernambuco/ Futebol Nacional/ Site oficial do clube/ RSSSF Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário